sábado, 26 de setembro de 2009

O Auto-preconceito.

A minha namorada é negra. Uma negra bem-sucedida, mas ainda assim uma negra. Hoje de manhã enquanto conversávamos, veio-me um pensamento assim do nada: se os negros são a maioria da população, então por que os brancos é que se acham melhores? É realmente estranho pensar que uma minoria se sinta superior a uma maioria. Na natureza, tudo que existe em maior numero tem supremacia absoluta sob os outros.Olhe por exemplo, o caso das zebras e dos leões: o que sempre se vê na TV é um bando desordenado e louco de zebras correndo de apenas alguns leões, logo, os felinos tem o controle, certo?Errado! Os leões nao tem o controle das zebras, pois estão em um numero reduzidíssimo, eles só impõem sua superioridade através do medo que causam nas pobres zebras indefesas e burras. Mas pense bem, se as tais zebras burras resolvessem atacar os leões espertalhões todas de uma única vez, o que vc acha que aconteceria? Logicamente a surra que os leões levariam seria de proporções bíblicas. Mas o que zebras e leões têm a ver com pretos e brancos?É muito simples: os pretos só são alvo do preconceito dos brancos porque foi incutido neles desde tempos muito antigos que a minoria branca tem o poder e são melhores que eles. Há ai o que eu chamo de auto-preconceito. Se os negros deixassem de lado essa bobagem imatura de aceitar tudo que lhes é imposto pela sociedade branca, que nao representa sequer uma decima parte da população, e resolvessem agir em conjunto para virar a mesa, o resultado seria o mesmo que o exemplo das zebras citado acima. O caso é que as pessoas, em especial os pretos, tedem a se acomodar com situações adversas ao invés de tentar reverte-las, e isso é uma regra geral, nao se aplica somente ao caso do preconceito. Mas o que deve ser levado em conta, é algo que eu ja disse em outro texto meu: reclamar de uma situação ruim e nao fazer nada pra muda-la, é ser conivente com o que se passa, e isso, do meu ponto de vista, está muitíssimo errado! Levantem-se e gritem, urrem, mudem essa situação, não sejam vencidos por algo tão torpe quanto o auto-preconceito. Lembrem-se de que vocês são a imensa maioria, e não são zebras burras, mas sim pessoas dotadas do maior bem que A Natureza ja pôde conceber: o raciocínio lógico, a inteligencia! Usem-na para arquitetar soluções para esse problema social que só parece ser incurável, e não para simplesmente imaginar como seria um mundo livre do preconceito. Reclamar é muito fácil, agir é muito difícil, e não há vitórias sem perdas, contudo, para o homem em pleno exercício de sua liberdade de consciencia nao há dogma algum atras do qual a verdade possa se manter oculta.

*BISHOP*

7 comentários:

  1. só uma coisa errada os amarelos são a maioria.
    heheheheheh
    bju

    ResponderExcluir
  2. Uma prova disto é alisar o cabelo. Por que se enquadrar no padrão de cabelo exigido pela sociedade? Valorizar os cachos é uma forma de resistência, de mostrar que não se tem preconceito com a sua própria raça!

    ResponderExcluir
  3. vc tem razão, tudo que se faz para parecer-se mais com a maioria é uma forma de auto-preconceito.Você é você, e não o que "eles" esperam que vc seja.

    ResponderExcluir
  4. Tem razão
    mas também não é só a "minoria" ideológica dos negros
    qulquer outra sociedade que seja reprimida e comparada em relação as outras têm o auto-preconceito, seja eles os pobres, portadores de deficiência, desempregados, entre outros. essas sociedades reprimidas ao invés de se unirem e lutarem contra esse determinismo buscam no conformismo o consolo para toda a desgraça que os aflinge, dessa forma uma sociedade que não supere seus prórpios pré conceitos nunca vai conseguir superar os pré conceitos impostos pela grande massa popular, é por isso que todos tem que se unir para buscar um futuro melhor. Desde quando um homem ganha uma guerra sozinho? é preciso juntar todos em busca de uma só causa. e isso é o que precisa ser dito para esses povos oprimidos com preconceitos formados sobre si mesmos "levante-se e grite"...

    ResponderExcluir
  5. putzzzz...botei fe nesse comentario ai, eu nao faria melhor, pena que o autor nao se identificou, da proxima vez deixe pelo menos o nome no comentario que eu apago antes de publicar.Valeu!

    ResponderExcluir
  6. É a velha história, cachorro vira lata só corre atrás de quem corre dele.

    ResponderExcluir
  7. Bom diante desse tema postado, acredito que todos saibam q hoje em dia o Perconceito é muito questionado e, é um tema super polemico.
    Acredito que o eli parte da propria pessoa q se acha diferente...ela impoe seu auto- preconceito.
    Sou totalmente contra a cota de negros, indios, nas faculdades, axo q inteligencia, e conhecimento não tem cor nem etnia nenhuma. Cada um tem o seu de acordo com seu interresse. Sou a Favor da Igualdade.
    E totalmente contra o preconceito seja eli qual for.
    PRECONCEITO É BURRICE.
    É um dos fatores que atrasa o desenvolvimento da HUmanidade.
    Hoje deiscrimina-se por quase tudo:pelo vestuario,pela liguagem,pela cor,pelo credo,pela posição social,etc.
    Cabe a nos mesmos combate-lo..
    CLAUDINÉIA

    ResponderExcluir

não se esqueça de assinar seu comentario como seu perfil do google, ou outro que possua, senão ele vai ficar como anônimo.