domingo, 18 de outubro de 2009

Sim pessoal! é medicinal!


Como meu objetivo nesse blog, procuro passar a vocês tudo que eu acho importante para nossa sobrevivência, visando divertir, informar e acima de tudo, acabar com toda e qualquer injustiça que eu me deparar ao longo da minha vida. E com essa filosofia, apresento-lhes mais um texto, com um assunto que muitos consideram polêmico, mas que poucos possuem informações relevantes sobre o tal. O consumo da maconha medicinal.
Se você não sabe, em seu cérebro possui um sistema endocanabinóide, no qual usa receptores de canabinóides para controlar funções cerebrais, e esse sistema só é ativado quando o THC( Tetrahidrocanabinol), substancia encontrada somente na planta cannabis sativa(maconha) é absorvido. Ao absorver o THC, esses receptores iniciam reações químicas, liberando substancias que estabilizam o funcionamento do cérebro, e assim, do restante do corpo humano. Esta erva em alguns países é altamente recomendada no tratamento e na cura de muitas doenças, como por exemplo: epilepsia,cancer, depresão, dores crônicas, diarréia, cólicas menstruais, ansiedade, bronquite e asma (se ingerido), além de estimular o apetite e ser um afrodisíaco natural.
Nos EUA, um dos países mais conservadores da época atual, 11 estados já legalizaram o uso medicinal da cannabis. Grande parte da Europa aceita essa idéia,e voltando na história, o fator terapêutico é usado a séculos em muitas partes do mundo, como china e Índia. A União Européia passou a classificar a maconha como uma droga de classe 3, significa que possui grande uso terapêutico e poucas chances de dependência, nos EUA, ela pertence a classe 2, a qual tem um potencial medicinal, mas com alto risco de dependência. É evidente que o mundo está cuidando desse caso com outros olhos, pois até hoje não foi constatado um único caso no qual o uso desta erva levou a morte. Mas não aqui no Brasil, como sempre estamos um passo atrás de qualquer evolução feita pela sociedade.
Aqui no Brasil todo e qualquer processo leva uma eternidade para se concluir. Nossos políticos não querem saber de trabalhar e também não estão nem um pouco interessados no bem estar da população, que eles deveriam representar. Só querem uma coisa: DINHEIRO! e a industria farmacêutica? pra onde vai? essa planta brota em praticamente qualquer solo, que lucro daria aos bolsos de nossos governantes? imagine a quantidade de remédios que deixariam de existir e a economia que não faria no bolso de um paciente que depende desse tratamento.


E mais uma vez a culpa é da nossa politica!!! mas isso já é outra historia...



ThinK AbouT iT!!!


FnG!

29 comentários:

  1. puts..e logo hoje, o governo federal americano anunciou que irá parar com a repressão a usuários da cannabis medicinal nos estados onde ela é legalizada...e ainda...no mesmo dia, nosso presidente, Luiz Inácio Lula da silva, diz ser contra a descriminalização das drogas, logo após os ataques ao morro dos macacos que resultaram em 22 mortes até agora. Lula disse: "Eu, sinceramente, não acredito que a legalização das drogas vai resolver o problema do consumo. Não acredito."

    agora indago ao presidente:

    gostaria de saber não sobre o problema do consumo, mas sim sobre o problema do trafico, como você acha que vai resolver esse pepino hein seu Lula???(lembrando que Brasil 2014 e rio 2016 estão chegando viu!!!!)

    ResponderExcluir
  2. Como eu ja te disse Lúcio, a legalização no Brasil ta loooooooooooonge de acontecer, nunca se esqueça que o beck te faz questionar, e, como eu ja disse antes: Político brasileiro algum quer que a população fique mais inteligente???

    ResponderExcluir
  3. Assim como td medicinal,tem um efeito colateral.heheheh, até rimou!!!

    ResponderExcluir
  4. noh...e a melhor coisa q eu acho nessa situação são os efeitos colaterais!! hauehauhaue

    ResponderExcluir
  5. Bom Gentee, Mas Digamos q Seja Legalizadaaa a Tal maconha medicinal Tenho certeza que havera um uso descriminado e que trara mais riscos do que beneficios.
    Quem garante queum paciente vai sair do consultorio com uma receita de Cannabis , para sua saude e nao va vende-la a um viciado? O BRASIL sO pioraria em termos de valores Éticos.
    Observem:
    Estudos realizados com camundongos mostram que a Droga ativa um mecanismo relacionado a Sintese de proteinas em uma região especifica do cerebro responsavel pela formação e consolidação de memorias. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de terapias para prevenis esse efeito nocivo no uso medicinal da maconha.
    O deficit de memoria é uma das principais consequencias associadas ao uso da maconha(Cannabis sativa). Estudos anteriores mostram que os compostos canabioides ativam receptores especificos (CB1R) em uma região do cerebro chamada Hipocampo. Esses receptores afetam o poder de conexão dos neuronios e prejudicam a resposta cognitiva nessa area cerebral.
    [CIENCIAHOJE.UOL)
    Pois é pessoal de nada adiantaria pois poderia servir de cura para algumas patologias mas nos deixaria sem memoria pouco a pouco.
    Ela tambm irrita o sistema pulmonar.
    E tem mais uma coisa se ela fosse legalizada seriam legalizadas fabricas de maconha (ou para produção desses medicamentos), elas seriam fontes de lucros para o governo nao para sociedade, principalmente devido a alta carga tributaria. E outra, Existe so traficante de Maconha?
    O tal TCH sitado no texto do Colega é o composto quimico psicoativo da droga q aumenta a sintese de proteinas e causa lapsos de memoria. Mas se conseguirem inibir esse composto quem sabe num futuro ela nao possa mesmo ser utilizada como um composto medicinal.

    Claudinéia

    ResponderExcluir
  6. Realmente, esses são fatos que não podem ser relevados na hora de se descutir esse tipo de assunto. A verdade é que em tudo na vida há prós e contras, o interessante é saber se os prós compensam os contras, para, BASEADO nisso, tomar-se uma decisão.
    O comentário acima foi feito por uma profissional da área de enfermagem, ou seja, ela sabe do que está falando, cabe agora ao nosso amigo FNG, rebater seus argumentos.
    É interessante notar que agora contamos com opiniões de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento no Grito: já temos historiadores, enfermeiros, químicos, e até mesmo engenheiros de diversas áreas em nosas fileiras. Se continuarmos assim, não vai demorar para realmente ja estarmos colocando em prática meu sonho de "acordar" pelo menos uma parcela da população brasileira.
    Obrigado por se interessar em descutir racionalmente este assunto que é tratado com tanto preconceito em nosso país Claudinéia. Abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  7. olha...por um lado você está certa Claudinéia, mas o uso indevido da maconha já existe, qualquer viciado que pretende comprar sua droga pode encontra-la facilmente nas periferias da cidade. As drogas e o comercio ilegal sempre vão existir, mas o que eu quis expor com esse texto é a necessidade que uma pessoa tem de usar certa substância,por exemplo,uma pessoa com cancer usa a cannabis como anestésico e estimulador de apetite, você é uma profissional na área de enfermagem, e sabe muito bem que muitos remédios tem seus benefícios e seus malefícios (como o amigo Rodrigo postou acima). A maconha afeta sim a memória, e isso é mais um de seus efeitos, que como eu disse anteriormente, pode ajudar no tratamento de varias doenças( você acha que aquela pessoa com cancer estaria preocupado em ter uma memória boa ou estaria preocupado em aliviar a dor que sente?). Levando em consideração o fator da depêndencia, existem hoje no mundo muitas drogas legalizadas que a porcentagem de dependencia é muito maior que a maconha, como por exemplo o alcool e o tabaco, e nenhuma das duas está associado a algum benefecio na saúde, somente ao lazaer da população.(caso queira saber o percentual, é só dizer, que posso procurar e postar aqui no blog a pesquisa da qual retirei essas informações.) E finalizando, você acha mesmo que o governo tem o DIREITO de privar alguem de cultivar e usar uma planta, fazendo o uso de armas de fogo para reprimi-lo ao invés de cuidar desse tema como um problema de saúde publica? os viciados estariam bem melhores hoje se quem tomasse conta da prevenção das drogas não fosse a policia, e sim médicos que receberam a formação específica no tratamento das mesmas!

    muito obrigado por questionar...só o debate fará com que qualquer preconceito seja eliminado!


    FnG!

    ResponderExcluir
  8. O governo errou ao legalizar Cigarros e Bebidas, e errará ao legalizar a maconha. Apesar que eu acho muito engraçado o governo ter que proibir coisas que fazem mal a saúde ou ao nosso bem estar, e ainda corrermos o risco de sermos punidos com multas ou reclusão.
    Chega a ser irônico, por exemplo, nós sermos multados por não usar o cinto de segurança, ou sermos detidos por estar usando substâncias que fazem mal a nosso organismo. É certo que consciências dos malefícios de algumas ações,como essas, deveriam partir do próprio ser em seu instinto natural, porém isso não ocorre conosco. Apesar da maconha ser medicinal, em certos limites de uso, ela tem efeitos colaterais, como muito remédios tarja preta por ai, mas acredito que assim como estas drogas muitos usuários, consumiriam-na com a desculpa do "medicinal" para sustentar um vício. É uma questão muito delicada que o governo teria que ter um poder de fiscalização que não tem nem com as receitas dos governos ou o imposto de renda. O Fato é que o Brasil não comporta uma legalização como essa, e vê à sua sombra autorizações antigas matando a sua população, pois cada vez mais se prova que o ser humano ainda não aprendeu a se cuidar.

    ResponderExcluir
  9. Pronto, é assim que eu gosto das coisas: resolvidas socialmente e provadas por A + B. Voce tambem está de parabens pelas pesquisas e argumentos apresntados FNG!. Agora pensem vcs dois, se tudo fosse resolvido assim, de maneira civilizada e deixando o preconceito e os interesses financeiros de lado, nossa vida nao seria muito mais justa e harmoniosa?
    E vc tem razão, no caso patologico, especialmente esse citado em seu comentário, eu acho que a vítima da doença estaria muito mais preocupada em acabar com seu sofrimento do que com sua memoria estar ou não em dia. E viciados sempre vão existir, pensar em proibir o uso de uma substancia tentando evitar que alguem abuse dela é como proibir a venda da cerveja para que ninguém mais faça uso de alcool...

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Rodrigo Motta, vulgo matarazzo, acho que vc tem razão ao dizer que o governo errou ao legalizar o tabaco e o alcool, mas discordo de vc quanto ao erro se repetir com a legalização da maconha. Eu tenho experiencia o bastante pra dizer que a maconha é, de longe, a mais inofensiva das três drogas citadas, apesar de nunca ter provado do tabaco, mas isso nem vem ao caso quando se fala em legalização. O que realmente vem ao caso, no meu conceito, é a descriminalização da planta. Como pode ser errado fumar maconha e certo beber cerveja?? Quantas vezes vc ja ouviu falar que alguem se envolveu num acidente de carro por estar "doido"? E bêbado? Como vc pode ver o problema está na crença fabricada de que a maconha é uma droga que pode causar mortes e desastres e tragédias e levar ao vício mortal, e o alcool ou o tabaco não, só que o que acontece é exatamente o contrário. Quantas vezes vc ja viu alguem morrer de overdose de maconha? E de cirrose? E de cancer pulmonar? O fato é que as drogas lícitas geram receita, e muita, enquanto que a maconha é traficada pelos "fora da lei" e não da lucro para o país. Essa onda de crimes que assola o maldito estado do Rio de Janeiro decorre exatamente disso. Caso o "trafico" fosse legalizado isso diminuiria muitíssimo. Pra quê alguem iria querer invadir a favela do outro se todos pudessem comprar ou plantar a sua própria "droga"? O ser humano é imperfeito, e dizer que o crime acabaria de uma hora pra outra devido à legalização beira a idiotice, mas negar que a diminuição seria drástica seria enveredar-se pelas mesmas raias da insanidade.
    Eu tambem acho irônico o fato das autoridades usarem da força para nos proteger de nós mesmos, e várias vezes ja me peguei pensando sobre o assunto, principalmente quando algum idiota sensacionalista resolve se matar e a polícia se mobiliza para impedir o cara de pular do prédio. Foda-se!! A vida é dele!! Ele que cuide dela como achar que deve, desde que não interfira na dos outros. Mas proibir o uso de uma substancia, que é de conhecimento público ser entorpecente, sem motivo substancial algum, pra mim não é idiotice, e exercicio de despotagem. Afinal de contas, por quê a maconha é proibida?

    ResponderExcluir
  11. Bishop, não quis comparar o nivel de perigo para o organismo, da maconha com o tabaco e a bebida. Eu so disse que o governo irá errar em legalizar a maconha tb, pq ela tem um efeito colateral forte tb, msm que seja menor. O que resta a pesquisadores é comparar os efeitos medicinais com os efeitos colaterais, se o primeiro for bem maior que o primeiro, ai seria viável, mas pelo que ja vi de alguns estudos, os efeitos colaterais, entre eles, deficiência de atenção e perda significativa de neurônios, isso certamente será inviável, mas como o governo pouco interessa no bem estar do povo e as vezes a legalização da maconha pode se tornar algo financeiramente rentável, provavelmente eles legalizariam. Isso acontece tb com remédios faixa preta de grandes marcas que são autorizados a circular, msm sendo extremamente agressivos, como alguns inibidores de apetite e antidepressivos. O que resta é vc ter consciencia, se isso te faz bem, entao use, senão não!

    ResponderExcluir
  12. Cara, isso de maconha ser proibida porque faz mal é completamente imbecil! Por que o bacon não é proibido então? Outra coisa é a dependência da maconha. Muitos estudos científicos comprovam que a maconha não causa dependência química, apenas dependência psicológica. Isso significa que o indivíduo que é dependente de maconha poderia ser dependente que qualquer outra coisa, como internet, sexo, jogos. Assim, o uso compulsivo funciona como uma válvula de escape. A questão é que existem motivos políticos, econômicos, sociais e morais, pelos quais o uso da Cannabis Sativa foi criminalizado. O que sobra são sujeitos falando de algo que não tem conhecimento suficiente. As pessoas deviam pesquisar mais antes de sair falando qualquer coisa por aí, e principalmente não acreditar em tudo que é dito por parte das camadas dominates. A Cannabis vem sendo usada por várias sociedades ao logo da história da humanidade. E se esse uso foi tão reprimido de poucos anos para cá, essa é com certeza uma questão a ser analisada minuciosamente.

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu iria dar uma resposta parecida com a da NaYara, mas como vc pode ver, ela se antecipou. Resta ainda dizer que vc está certíssimo quando diz que ao governo pouco importa a saúde da população, e por isso a maconha talvez venha a ser legalizada.

    ResponderExcluir
  14. Caraa vc ultimamente anda escrevendo esplendidamente, os assuntos q vc aborda , é literalmente o que deveria ser abordado com mais frequencia .Concordo plenamente quando vc diz q a culpa é toda dos politicos , que criam leis sem um fundamento especifico .
    mandouu bemm gurii , vamoos questionar !

    ResponderExcluir
  15. Emboraa EU concorde que essa questão da legalização da maconha é questionada com bastante preconceito por toda sociedade. Eu axo q entre riscos e beneficios ..nos traria mais risco. No caso do cancer ela é usada apenas para tratar os efeitos colaterais da quimioterapia do paciente que ja possui a patologia não para prevenção, efeitos esses q são: nauseas,vomitos( e para isso ja temos medicação)e ela tambm teria um efeito analgesico. Creio que esseS pacientes dependendo do local acometido pela patologia oncologica usara grande quantidade de analgesico e futuramente o que teriamos?Pacientes com cancer e dependeNTE da droga. Creio q não é o que queremos. E no caso dO HIV, SEria usada para ajudar o paciente comer,melhorar e manter seu peso. E para isso podemos utilizar outros meios.E os efeitos colaterias da maconha nao podem ser maior do que o efeito da quimioterapia? Efeitos esses que vão desde coordenção fisica ate a perda da percepção visual. Alem de causar transtornos nas conexões nervosas causando uma dispersão mental.Sem contar que a maconha causa danos serrissimos no trato vocal e digestório.Estudos revelam que artistas e cantores e atores q consomem a droga são os mais afetados, pois ela causa ronquidão,voz mais grave(pois afetam a laringe),gera rigidez nas pregas vocais,sensação de sufoco. E essas lesões sim podem se tornar um futuro cancer( seja eli de laringe ou exofago,ou nas cordas vocais).A Droga tambm é causadora de cancer de pulmão, pensando nisso podemos concluir que para q ela seja utilizada como terapia medicamentosa ela devera ser manipulada coretamente por uma industria farmaceutica especializada. Industria essa q sera legalizada pelo governo, e tera q pagar impostos altissimos, impostos esses q vão pra onde? Para o governo que mais um vez esta lucrandoo. Voltamos ao ponto de partida. O problemas esta onde? No gosverno, e no povo q os elege. E as clinicas de reabilitações onde os pais levam seus filhos jovens para tratamento da dependencia da droga,filhos esses que se tornam agressivos,roubam,matam,agridem pais, amigos, parentes,essas clinicas triplicariam. Isso seria mais uma fonte de gastos e desvios do dinheiro publico.

    É como o Rodrigo disse essa é uma questão a ser analisada minuciosamente.

    CLAUDINÉIA

    ResponderExcluir
  16. É o bacon vicia tb, ehhehehe, eu sou dependente de bacon.eauhaeuhaeaeuaeh. E eu não disse q ela é proibida pq ela faz mal, eu apenas disse q ela faz mal e seria um erro legalizá-la, isso abriria mais portas pra pessoas usarem algo que faz mal, ja q as pessoas "precisam" do governo pra delegar o q é bom ou ruim pra suas vidas. Como disse cada um é responsável por si, se vc gosta use, senão não.

    ResponderExcluir
  17. Ahh nana anda lendo muita superinteressante!ehhehehehehhehe!!

    ResponderExcluir
  18. Deixei esse comentário só pra dizer que eu apoio o matarazzo em número, genero e grau quando ele diz que a naYara está lendo muita Superinteressante(diga-se de passagem, uma das revistas mais medíocres que eu ja tive o desprazer de por meus olhos!), e tambem à Claudinéia, pois eu realmente nunca tinha pensado num cara com câncer viciado em maconha...realmente nao deve ser boa coisa. É exatamente como eu disse: essa questão tem que ser analisada em suas minúcias, pois a cada nova pesquisa que fazemos à respeito do assunto, novos fatos vêm à tona, fatos estes, que podem tanto ajudar na legalização, quanto provar de forma efetiva que ela seria mais prejudicial para a população. Devo tambem agradecer à Claudinéia por suas opiniões técnicas, porque elas andam mudando bastante minha forma de pensar em legalização, e são coisas que eu realmente não descobriria sozinho, uma vez que não tenho paciencia para estudar a área médica em geral. Obrigado a todos vcs por comentarem e se interessarem pelos assuntos presentes no Grito.

    ResponderExcluir
  19. que isso gente...estamos falando da mesma maconha? e o que a claudinéia disse sobre danos vocais e cancer pulmonar, da-se somente ao uso da maconha como um cigarro, mas há varias formas de consumir maconha, como por exemplo em receitas culinárias (experiência própria!).

    também acho que para um ser humano agredir,roubar, matar, ou seja lá o que for, é por que alguém tira alguma coisa que o mesmo está acostumado...como por exemplo, quando as pessoas começam a passar fome com certeza elas também usariam métodos informais para conseguir se alimentar...o que eu questiono é o por que ainda é crime alguem fazer o uso de alguma coisa que pode prejudicar unicamente a si próprio...

    ResponderExcluir
  20. E aos usúários pensem bem ao querer legalizar a maconha pq o preço no minimo dobrará na legalidade!

    ResponderExcluir
  21. Eu não ando lendo a Superinteressante. Eu li este artigo porque é sobre o que vou tratar no meu trabalho de conclusão de curso. E ele só faz sentido porque é resultado de pesquisa, basta olhar as referências bibliográficas. E para ilustrar alguns comentários acima, deixo aqui citações do livro "A maconha", de Fernando Gabeira: "Não confiar cegamente em pesquisas vale tanto para as que são contra quanto para as que são a favor."; "O Grande Livro da Cannabis, de Rowan Robinson, cita um trabalho feito na Jamaica, demonstrando que filhos de mães que fumam maconha têm um desempenho melhor em dez das 14 características definidas na pesquisa, tais como vivacidade, robustez e orientação."; "Nos primeiros meses de 2000, cientistas da Califórnia chegaram à conclusão de que maconha dá câncer e cientistas ingleses concluíram que maconha cura câncer."

    ResponderExcluir
  22. matarazzo...se legalizar, o usuario poderá cultivar sua propria planta para o uso próprio.

    ResponderExcluir
  23. Matarazzo, eu não entendi quando você disse que cada um é responsavel por si, se gostar que use e se não gostar não use. Você mesmo mencionou que não se deve legalizar o uso. Para cada um ter essa liberdade de escolha, deveria-se então descriminalizar o uso.

    ResponderExcluir
  24. A liberdade de escolha ela tem e sempre teve, mas existe consequencias prevista na lei. Pelo que vc pode ver nesse blog as pessoas não precisam da legalidade pra usá-la, então se vc quer usar use, senão não, haja vista que dificilmente as pessoas são prsas por serem suários. Mas eu sou particulamente contra, pq os estudos q se tem são contraditórios, uns falam q curam certas coisas, outros q não, então ninguem sabe o verdadeiro efeito disso, pq se falamos q existem pessoas interessadas q a maconha continue criminalizada, tb existe as q querem q ela seja descriminalizada, então essas pesquisas estão um tiro no escuro, igual divulgação de pesquisa de intenção de votos encomendada por político.

    Lucio:

    Em casos de vc poder plantar td bem, mas e se a maconha ficasse restrita a comercio a algumas empresas, ja q se for aprovada pra uso medicinal, acredito q haveria um controle pra esse uso, para esse fim, ou seja, talvez vc poderia so comprar, não plantar, mas isso é outra história.

    ResponderExcluir
  25. "o que eu questiono é o por que ainda é crime alguem fazer o uso de alguma coisa que pode prejudicar unicamente a si próprio..."

    Lucio como eu disse acima o Estado as vezes faz o papel de mãe, tento q nos punir por nos prejudicarmos a nos msm, como citei o exemplo de ser mutado por nao usar cinto de segurança, ou outro, como ser multado por não usar EPIs em empresas e etc. As vezes o ser humano não é capaz de cuidar de si proprio, por isso q as vezes o Estado faz leis para "nos proteger de nos msm", foi por isso q disse q chega a ser ironico essas leis.

    ResponderExcluir
  26. Entendi o que vc quis dizer, e também acho perfeitamente possivel que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  27. Eu discordo do Matarazzo e acho que a população não necessita do Estado parta ditar o que é bom ou ruim. O Estado é um sistema opressor e não protetor. Todas as suas ações são em benefício próprio, todas as leis são manipuladas de forma a favorecer apenas uma camada da sociedade. O bem comum não é uma questão em voga. Os necessitados estão à margem da sociedade, não são levados em consideração. O poder que deveria emanar do povo, se encontra concentrado nas mãos de uma minoria, que usa deste para se promover e manter sua condição de dominante. A última questão a ser avaliada - e se avaliada - é o bem da população. Então, se a maconha é ou não legalizada, com certeza os motivos não são os que se referem à saúde pública, nem ao bem social e nem aos "malefícios" que esta possa causar no indivíduo.

    ResponderExcluir
  28. Maquiavel: o poder existe para a manter o poder. A naYara esta completamente certa.1 X 0 pra vc.

    ResponderExcluir

não se esqueça de assinar seu comentario como seu perfil do google, ou outro que possua, senão ele vai ficar como anônimo.