terça-feira, 12 de outubro de 2010

Para que servem as pesquisas de intenção de voto?

Para nada.
Pesquisa eleitoral não vale voto, não vale dinheiro, não vale vitória, não vale como informação a respeito de nada a não ser quem  - hipoteticamente - pretende votar em quem. Agora me responda: numa sociedade capitalista como a em que vivemos, quem em sua sã consciencia iria gastar dinheiro numa coisa tão inútil quanto uma pesquisa que não tem serventia efetiva alguma? A resposta é clara: NINGUÉM!
Entretanto, pense no problema como alguém sem educação ou discernimento bastantes para perceber isso: você é um pai de família assalariado que participa dos programas sociais do governo, tem uma verdadeira legião de filhos sob sua responsabilidade e não entende nada de política. Daí um belo dia passam algumas mulheres em seu casebre com "santinhos" e camisetas de alguém e lhe pedem um voto para um candidato qualquer, sei lá, a Dilma Roussef por exemplo. Seguindo o pedido de voto vem a informação de que, segundo um instituto de pesquisas de nome obscuro do qual você nunca ouviu falar antes e nem ouvirá depois, ela já tem ciquenta e tantos por cento das intenções de voto. Ora isso é o bastane para você querer ainda mais votar nela, e o melhor, sair dando a notícia pra todo mundo, sendo que a maioria também não vai entender nada além de que a fulana de tal está ganhando desparado nas pesquisas, mesmo sem sabe rse Voz Popoli ou Datafolha são algo de comer ou passar no cabelo. Pronto, concretizou-se o objetivo principal de uma pesquisa eleitoral: lavar a mente dos que não a entendem e ganhar os votos daqueles que pretendem votar em quem tem mais intenção de voto, ou acabar com a eleição logo porque "esse negócio de eleição enche o saco, então tem que acabar logo com isso!", excluídos dessa contagem aqueles que acham que se não votarem em quem está "ganhando" a eleição irão PERDER SEU VOTO, sendo estes os mais ridículos entre todo o resto. Ninguém perde voto! Não interessa o que aconteça com seu candidato, ninguém perde voto simplesmente porque você não ganha nada quando vota em alguém, na verdade é aquele que recebe o voto que ganha ou perde a eleição. Mas voltando ao assunto, quando um desses medíocres que acham estar perdendo seu voto porque o candidato em quem votou não ganha a eleição vai decidir quem eleger, onde ele procura a informação de quem está na frente ou atrás nas intenções de voto? Na pesquisa, e assim se concretiza o resultado esperado por quem as incomendou. Isso mesmo, as pesquisas são encomendadas. Nenhum instituto de pesquisa simplesmente sai por ai pelas ruas empregando pessoal, gastando dinheiro e tempo pra fazer perguntas sem fundamento para os transuente sem receber por isso. O fato é que esses honorários não são divulgados, pois os resultados publicados pelas pesquisas quase sempre comtemplam aqueles que as encomendaram, e quem duvidar disso só precisa conferir a diferença entre os 46% obtidos pela Dilam nas eleições e os 52, 54, ou até 58% que estavam sendo divulgados como pertencetes a ela. Ora, a diferença é relativamente pequena quando falamos em números, mas em quantidade de votos elas representam respectivamente, 7, 9 e 13 milhões de votos, será que isso é pouca coisa? Pense no tamanho de uma cidade que tenha 13.000.000 de pessoas e a resposta virá sem sombra de duvida.
Logo, fica claro que a única intenção de quem publica uma pesquisa de intenção de votos é conseguir mais votos para aqueles que pretendem vencer a eleição - leia-se aqueles que pagaram pela suposta pesquisa. Então, por favor, vamos votar conscientes em quem quisermos, e não em quem essas pesquisas tendenciosas e subjetvias apontam como propensos vencedores desta nossa eleição 2010.

*B I S P O*

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