quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ocupação de pró-reitoria por alunos UFPel

Aproveitando o "embalo", já que nosso companheiro Bishop voltou a postar, e eu há muito tempo tenho muito a relatar mas estava com algumas impossibilitações, resolvi começar pela última notícia direto do Sul.

A verdade é que existem muitos mitos em vários estados sobre a "cultura", "educação" e "política" no Rio Grande do Sul, mitos mesmo.
Mas independente disso, que em outro momento virei postar, gostaria de compartilhar com vocês meu total indignamento em relação aos processos intransigentes da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Pelotas.

Segue abaixo comunicado oficial dos estudantes mobilizados que realizaram o ato:

COMUNICADO DOS ESTUDANTES

Tendo em vista a necessidade de aprimoramentos e revisões na política de auxílio estudantil da Universidade, bem como a urgência de soluções para problemas atuais, levando em conta a falta de respostas, intransigências e inacessibilidade da administração atual, os estudantes da UFPel em colaboração com o DCE, comunicam a ocupação pacífica das instalações desta pro-reitoria, que somente será desocupada após atendimento de pauta a ser entregue diretamente ao reitor. Portanto, durante o período de permanência no espaço, fica interrompido o funcionamento normal do Órgão.
Torcemos para que a situação se resolva no menor espaço de tempo possível, destacando que não é nosso objetivo causar quaisquer prejuízos para a comunidade, afinal, estes estavam sendo causados pela atual política administrativa.
Salientamos que somente foram tomadas medidas extremas por absoluta impossibilidade da abertura de conversa por outro meio.Toda tentativa anterior de diálogo foi rejeitada ou procrastinada, levando a uma situação limite.
Ainda, todas as atividades tomadas visam o benefício de toda a comunidade estudantil, presente e futura. Neste âmbito,convidamos todos os interessados a se juntar à luta por uma assistência estudantil humana e humanizadora, bem como a ampliação de políticas de acesso e permanência na Universidade.

A ocupação foi realizada ontem por voltas das 8:00hs da manhã, com aproximadamente 50 estudantes. Durante o dia e noite mais estudantes se mobilizaram, e estive presente grande parte do tempo, inclusive durante a última madrugada, apoiando a mobilização.

Algumas mídias já divulgaram notas, desde ontem, e você pode conferir nos links abaixo, inclusive o vídeo realizado exatamente no momento da ocupação.
Reiterando que a mesma foi totalmente pacífica, e informando também que foi exigida presença do Reitor, que não compareceu, mas emitiu nota oficial no site da UFPel, neste link.

Hoje, por volta das 09:00hs haverá uma reunião com a Reitoria para que seja discutida a pauta - esta que foi definida em Assembléia na véspera da ocupação.

Até essa manhã, a decisão foi de que não desocuparemos o prédio enquanto não houver apresentação de um mandado de reintegração de posse, ou até que as pautas sejam atendidas.

Assim que houver mais informações sobre nossa situação, postarei aqui.

Diário Popular
Amigos de Pelotas
Zero Hora



Assista no Youtube:  Link


Você pode seguir demais informações através do twitter do DCE - UFPel, lembrando que não é necessário possuir conta no serviço de micro-blogging para visualizar as postagens.

Twitter @dceufpel



Paz, amor e empatia.

Malvina ( Twitter )

3 comentários:

  1. Parabéns pelo informe málvina! E como vcs podem ver, estamos todos aqui de volta e na ativa. Nosso colaboradores se encontram agora literalmente espalhados pelo Brasil, podendo dar notícias em primeira mão do que se passa nos maiores centros urbanos dessa nossa pátria que sempre foi amada mas jamais foi gentil.
    Obrigado málvina.
    Desistir nunca; retroceder, jamais.

    ResponderExcluir
  2. A ocupação durou 24 horas. Na manhã do dia 02/06 os estudantes que passaram a noite no local seguiram rumo à reitoria, onde foi realizada uma reunião com alguns representantes, para negociação das pautas.

    Dentre elas, 9 foram aceitas e estarão sendo trabalhadas pela Universidade até próxima semana.

    Continuaremos de olhos bem abertos.



    http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=3&noticia=19659

    ResponderExcluir
  3. Quanto a mim, tive minha reunião na segunda, antes da ocupação, para defender meu recurso contra a decisão negativa de meu pedido de bolsas (alimentação, transporte e moradia).
    Dentro de aproximadamente 15 dias estarão reavaliando o meu caso, como o de outros que também entraram com recurso.
    Foi dito que nesse período, continuaremos recebendo os benefícios provisórios, até sair uma resposta oficial ao recurso.
    Mas no dia 1º, meu nome já não constava mais na lista do restaurante.
    Nem dia 2, quarta-feira.
    Procurando por uma forma de onformá-los sobre o ocorrido na Administração da casa do estudante, onde foca também o R.U., fui instruída a esperar até segunda-feira.
    Claro, é muito simples ficar uma semana inteira sem comer.
    Mas, assim que foi encerrada a reunião dos representantes da ocupação na quarta à tarde, foi direcionada ao restaurante uma nova lista, onde meu nome estava incluído integralmente.
    Agora, não digo que essa nova lista apareceu devido à ocupação, ou a reunião, nem nada do tipo, na verdade não sei aonda porque ela chegou na quarta à noite.
    Mas uma das promeiras decisões da pró-reitoria foi cancelar a entrega de vales, sendo que a ocupação foi no prédio do centro, emquanto também acontecia entrega de vales no campus capão do leão, que não justifica o "argumento" de impossibilidade de distrobuição.

    ResponderExcluir

não se esqueça de assinar seu comentario como seu perfil do google, ou outro que possua, senão ele vai ficar como anônimo.